Iniciativa começa com piloto em cinco cidades fluminenses e antecipa modelo do Ofício da Cidadania, aprovado pelo Congresso Nacional e que permite a emissão de documentos pessoais diretamente nos Cartórios de Registro Civil do Brasil.
O Estado do Rio de Janeiro iniciou, de forma inédita e pioneira no País, uma iniciativa que está prestes a se tornar lei nacional. A partir do dia 22/09/2017, cinco Cartórios de Registro Civil estão autorizados, em projeto piloto, a recepcionar pedidos para emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade, bem como efetuar pesquisas para a população, colhendo e fornecendo informações e documentos autorizados pelo Detran/RJ.
A inovação vai de encontro à Medida Provisória nº 776/17, aprovada neste mês pelo Congresso Nacional que, entre outras mudanças, transforma os Cartórios de Registro Civil em Ofícios da Cidadania, possibilitando a realização de convênios com órgãos públicos para a emissão de vários documentos ao cidadão, como RG, CPF, carteira de trabalho, passaporte, entre outros.
A proposta, que agora aguarda apenas sanção presidencial, busca utilizar a capilaridade dos cartórios, presentes em todos os municípios brasileiros – totalizando 13.627 pontos de atendimento – como braço facilitador da obtenção de diversos documentos essenciais à cidadania pela população, uma vez que os cidadãos deixam de ter que se deslocar para os grandes centros em busca destes serviços. Além disso, visa utilizar toda a estrutura física de prestação de serviços dos Cartórios – já montada e em operação -, não incorrendo em gastos aos cofres públicos.

Identidade nos Cartórios do RJ
O projeto piloto no Estado do Rio de Janeiro, é fruto de convênio firmado entre Detran/RJ, Tribunal de Justiça (TJ-RJ) e Cartórios de Registro Civil. Pela parceria, 25 Cartórios foram credenciados para a emissão de carteiras de identidade, sendo que cinco deles já iniciarão as operações nas cidades de Petrópolis, Araruama, Cabo Frio, Sapucaia e Niterói. A previsão é que até outubro as outras 20 unidades comecem suas operações.
O projeto terá início com a emissão da 2ª via da carteira de identidade, de forma a que os cartórios incorporem o fluxo deste novo tipo de atendimento ao usuário. Presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro (Arpen/RJ), Eduardo Ramos Corrêa Luiz, vê ainda outros benefícios. “Imagina uma pessoa que se casa e troca de nome. Quando ela pegar a certidão de casamento, já pode pedir, no mesmo local, a 2ª via do documento de identificação, sem precisar fazer agendamento”.
Para que os cartórios façam todo o processo de atendimento para expedição da carteira de identidade, o Detran/RJ ofereceu uma consultoria sob
re os equipamentos que precisavam ser adquiridos para emissão do documento, instalação dos sistemas necessários e capacitação dos profissionais que atuarão dentro dos cartórios.
O modelo de emissão de carteiras de identidade nos Cartórios segue iniciativa semelhante proporcionada pela parceria com a Receita Federal do Brasil para a emissão do CPF já na certidão de nascimento de bebês recém-nascidos. Desde o início deste projeto, em dezembro de 2015, cerca de 2 milhões de CPFs foram emitidos gratuitamente à população já no ato do registro de nascimento.
Fonte: PortalGiro
 
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Nos próximos dias a AnSata participará de dois importantes eventos do segmento.
Nos dias 29 e 30 de setembro do 1º Seminário Notarial e Registral do Paraná, no Bourbon, organizado pela ATC-PR.
A programação e as inscrições estão disponíveis no link http://bit.ly/2xeDlZq

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E do CONARCI 2017, dos dias 05 a 07 de outubro, em Recife-PE, realizado pela ArpenBrasil e ArpenPE.
Para conferir a programação e realizar a inscrição, clicar neste link. http://bit.ly/2xvW4iN

 

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Cumprindo a determinação do Banco Central, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), anunciou a obrigatoriedade do boleto registrado com o objetivo de proporcionar maior segurança contra fraudes e trazer mais transparência para o mercado de pagamento. O prazo para que as redes bancárias e as empresas se adaptem se encerra em dezembro de 2017. 
O sistema eletrônico de compensação só aceitará a transação se o boleto tiver sido registrado pelo banco, com os dados do credor (CNPJ, Razão Social, etc.), data do vencimento, valor e também dos dados do pagador (CNPJ ou CPF, nome. etc.). Se alguma informação não conferir, o pagamento não é aceito.
A partir de outubro de 2017, todos os boletos emitidos pela AnSata serão registrados, cumprindo a determinação do Banco Central e para proporcionar maior segurança e entrega eletrônica por meio do DDA (Débito Direto Autorizado)" , pois no momento da emissão o banco já tem conhecimento do boleto. 
Clique aqui e veja um documento explicativo produzido pela Febraban.
Caso tenha alguma dúvida, sobre esse novo sistema, a nossa equipe está a disposição.
Fonte: AnSata
 
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A partir do dia 11 de setembro de 2017 estará disponível o novo portal de relacionamento SIGAnSata.
Conforme já divulgamos, para uma melhor comunicação com os nossos clientes e visando disponibilizar serviços mais personalizados,
é muito importante o recadastro de toda a equipe da Serventia.
Clique aqui e veja o tutorial para o recadastro.

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