Diante dos recentes ataques de ransomware (sequestro virtual dos dados no computador onde os cibercriminosos cobram um resgate em dinheiro) que tomaram as manchetes dos jornais de todo o mundo no dia 12/05/2017 e 14/05/2017 e que afetou milhares de máquinas em hospitais e instituições em mais de 100 países serve como alerta para a necessidade e importância das organizações em adotarem medidas de segurança.
A AnSata já vem alertando as Serventias há algum tempo sobre a necessidade em adotarem as medidas de segurança, com o objetivo de dificultar a ação de hackers.
Algumas Serventias do Brasil já sofreram ataques o que gerou muitos transtornos para recuperarem os dados e em alguns casos, não foi possível recuperar 100% das informações, justamente, por não estarem com a infraestrutura adequada.
Neste cenário, as Serventias devem passar a ver essas medidas recomendadas como itens essenciais para manter a segurança e integridade das informações em suas rotinas.

Algumas das recomendações que recorrente estamos divulgando, são as mesmas que especialistas renomados de T.I. estão divulgando neste momento, após a onda mais severa de ataques, que são:

- Antivírus instalado e atualizado;
Contratar um programa de antivírus corporativo, que tenha uma boa reputação no mercado, pois eles oferecem mais itens de segurança para as empresas do que os gratuitos ou domésticos, não recomendamos os antivírus: AVAST, NOD32, PANDA, NORTON ou qualquer outro baixado nos sites: BAIXAQUI, DOWNLOADS ou similares;

- Cópias de segurança (backup);
Realizar backup todos os dias, em um local que não fique conectado full time no servidor (mídias removíveis). Sugerimos criar várias cópias de segurança, uma na nuvem e outras gravadas em unidades físicas diferentes e alternadas, de preferência utilizando no mínimo dois hd's externos e alternando a utilização deles;
A AnSata disponibiliza, separadamente, o serviço do VerusBackup, porém para um melhor desempenho na prestação do serviço, a Serventia deverá ter as recomendações técnicas mínimas necessárias para o serviço, por isso, a nossa equipe realiza uma avaliação de toda a infraestrutura da Serventia antes da contratação do VerusBackup. Na área restrita www.sigansata.com.br a Serventia tem acesso ao documento com as orientações técnicas para o backup e outros serviços.

- Atualizar o sistema operacional;
Manter legalizado e atualizado o sistema operacional, navegador e outros programas. O recente ataque aconteceu na vulnerabilidade em computadores que ainda usam sistemas já descontinuados como Windows XP, Windows Server 2003 e o Windows 8;

- Não abrir arquivos e links desconhecidos recebido por emails;
Evitar abrir arquivos e sites desconhecidos e não utilizar pendrives de terceiros na rede;

Essas medidas não garantem 100% de proteção, mas aumentam a segurança e dificultam a ação de criminosos na rede das Serventias.
A nossa equipe de Atendimento está a disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto.

 

Curta a nossa página no Facebook!
Siga-nos no Twitter!
Veja os nossos vídeos no Youtube!