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Garantindo a segurança dos dados no Cartório: backup e dicas para implementar uma rotina segura
Garantindo a segurança dos dados no Cartório: backup e dicas para implementar uma rotina segura

Dicas de como implementar uma rotina segura de backup no Cartório

Com a quantidade de informações críticas armazenadas em seus sistemas, é importante que os cartórios implementem medidas de segurança para garantir a proteção e integridade desses dados.

O papel dos Cartórios é fundamental para o registro de informações importantes dos cidadãos, como por exemplo imóveis, nascimentos, casamentos, óbitos entre diversos outros.
Independentemente do tamanho do cartório, a segurança dos dados e das informações deve ser um assunto prioritário.

Estabelecer uma estratégia assertiva de backup contra perdas e crimes cibernéticos, garante que os dados dos cidadãos estejam protegidos em caso de invasão ou outros problemas.
Para ajudá-lo a compreender o quão importante é estabelecer uma rotina de backup, neste artigo, falaremos mais sobre o assunto e traremos diversas dicas para iniciar o processo no seu cartório. Acompanhe.

Mas como funciona o backup de dados e como fazê-lo no cartório?

O backup de dados é o processo de criar cópias de segurança dos arquivos importantes e armazená-las em locais seguros, como discos externos, nuvens ou servidores remotos, permitindo uma restauração em caso de falhas ou problemas com os dados originais ou sistemas.
Existem diversas formas de armazenamento, entre elas:

– Armazenamento em nuvem: os cartórios podem fazer backup de seus dados em nuvem. Essa opção permite que os arquivos de banco de dados sejam salvos fora da Serventia. Além da acessibilidade, esta solução também garante segurança dos dados, já que os sistemas em nuvem possuem métodos de segurança avançados. E em casos de perda de dados sejam recuperados em outros ambientes com total segurança.

– Disco externo: realizar cópia dos dados em discos externos, como HDs Externos e pen-drives, garante a disponibilidade dos dados em caso de falhas e possibilita que eles sejam facilmente transportados para outro local, caso seja necessário.
Além de realizar o processo é preciso garantir que estes dados estarão de fato seguros, através do monitoramento diário e criando uma rotina automática de backup.

Os cartórios têm uma particularidade que são as normativas e recomendações do CNJ que estabelecem procedimentos para o armazenamento das informações.

O que diz o Provimento n° 74 em relação ao backup?

O Provimento n° 74 publicado em 2018 é uma normativa que visa garantir a integridade, disponibilidade e continuidade dos dados armazenados em cartórios em todo o Brasil.
Para isso, o documento estabelece regras para backup e recuperação de dados em caso de falhas ou perda de informações e normas de segurança para cartórios, a fim de assegurar que as informações armazenadas sejam mantidas conforme padrões mínimos de tecnologia da informação.

Caso os cartórios não cumpram com os requisitos podem enfrentar sanções legais, como multas ou até mesmo o cancelamento da licença para atuar.
Manter a continuidade dos serviços aos cidadãos e as cópias serem feitas em nuvem no intervalo de 24 horas e ainda a execução de cópias incrementais a cada 30 minutos, são alguns dos vários requisitos do Provimento.

Portanto, é fundamental que os cartórios sigam o Provimento para garantir a segurança e a integridade dos dados armazenados e em caso de perda tenha facilidade em recuperar as informações.

Como escolher a melhor solução de backup para o cartório?

Listamos 6 principais dicas de como escolher e implementar a rotina de backup de acordo com as necessidades da sua Serventia. Lembre-se que é preciso garantir a segurança das informações e manter a continuidade dos serviços.

1. Identificação de necessidades: antes de escolher uma opção, é preciso entender as necessidades do cartório, incluindo quantidade de dados, frequência de cópia necessária, tempo de retenção e recuperação de dados.

2. Disponibilidade de dados: garantir que a solução escolhida ofereça acesso 24 horas 7 dias da semana aos dados é importante para que eles possam ser recuperados rapidamente em caso de emergência.

3. Segurança de dados: é preciso escolher um método que ofereça medidas de segurança avançadas como criptografia de dados e autenticação de usuários. Isso garantirá a proteção dos dados críticos a serem armazenados.

4. Fácil de utilizar: uma estratégia de cópia eficiente deve ser fácil de usar e configurar, para que possa ser facilmente gerenciada, ou então que tenha uma empresa responsável por esse procedimento.

5. Custo-benefício: compare diferentes estratégias e avalie o custo-benefício para escolher a que ofereça melhores vantagens para o seu cartório.

6. Suporte técnico: escolha uma solução de backup que ofereça uma equipe especializada confiável e de alta qualidade, para monitorar o seu processo diariamente.

Pesquise, avalie e agende demonstrações dos programas e se possível peça a versão demonstrativa para que você avalie na prática do seu cartório.

Depois de ter definido os objetivos e escolher a solução que melhor atende o seu cartório, é preciso configurar e realizar os devidos testes para verificar se tudo está realmente funcionando e, se em caso de falhas ou desastres, estes dados poderão ser recuperados.

Por isso, lembre-se que o monitoramento diário garante o sucesso do backup.

O serviço do VerusBackup oferece tudo isso e muito mais para o seu cartório.
O VerusBackup é um programa e serviço de backup (cópias de segurança) na modalidade Local (Off-site) utilizando Mídias Removíveis e/ou na modalidade Remoto (Cloud) realizado em Data Center, e destacamos as principais vantagens:

– Realiza a trilha de auditoria, com data e hora, de cada alteração dos atos por parte dos funcionários;
– Recuperação de dados de forma rápida e segura, caso seja necessário;
– Acompanhamento da execução na área restrita SIGAnSata
– Emissão do Certificado de Execução de cópias para ser apresentado em correições
– Recebimento dos alertas caso o backup não tenha sido realizado
– Monitoramento diário com uma equipe exclusiva e especializada
– Atende a Recomendação 9 e Provimento 74 do CNJ

Precisando de ajuda para implementar uma solução de backup e garantir a segurança dos dados de seu cartório?

Fale conosco! Somos especialistas e personalizamos a solução de acordo com a sua necessidade.

Jornalista responsável: Claudia Moreira – DRT/PR - 7654

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