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Marketing Digital nos cartórios
A comunicação digital possibilita o contato direto entre empresas e consumidores de forma prática e rápida.

Marketing Digital nos cartórios e 5 passos de como utilizá-lo com sucesso

Muitos falam em marketing digital, mas afinal o que é e para que serve? Neste artigo, traremos de forma bem objetiva exemplos de como aplicar no seu cartório. Confira.

Marketing digital nos cartórios

O que é Marketing?
O Marketing é um conjunto de atividades estratégicas que tem como objetivo explorar, criar e entregar valor para atender as necessidades do consumidor por meio de produtos ou serviços.
Sua principal função é criar estratégias para reter a atenção do consumidor, conquistá-lo e fidelizá-lo, tudo isso, visando aumentar as vendas e o lucro de uma organização.
Marcas, lojas e serviços precisam investir em marketing para gerar mais e melhores resultados de venda.
E o marketing digital são todas essas ações de comunicação por meio da internet, celular, site, redes sociais e outros meios digitais.
A comunicação digital possibilita o contato direto entre empresas e consumidores de forma prática, rápida e em tempo real.
Por meio desse contato direto com o cliente, você consegue informações sobre dúvidas e necessidades e têm informações para direcionar melhor a sua estratégia.

E por que utilizar o marketing digital no cartório?
Porque além de divulgar os serviços da Serventia é possível gerar valor por meio de conteúdo relevante, criando conexão com os clientes e agregando mais valor para o cartório.
Todo o conteúdo mantém o cartório em evidência e poderá levar os seguidores, em algum momento, utilizar os serviços oferecidos.
Desta forma ficará cada vez mais reconhecido no segmento Notarial e Registral, com excelência no atendimento e o cartório estará em compliance oferecendo serviços online e tendo uma comunicação direta com os cidadãos.

Para te auxiliar, separamos 5 principais dicas de como implantar com sucesso estratégias de marketing no seu cartório. Confira!

1. Análise
Identifique e trace o perfil do cliente que frequenta o seu cartório. Características como gênero, idade, localização, interesses e comportamentos são essenciais para entendê-los e criar uma estratégia mais assertiva. Mapeie também os seus concorrentes e forma de trabalho.

2. Objetivos e Estratégia
Após analisar o cliente, concorrente e o mercado estabeleça objetivos, considerando aumento na receita, economia nos custos e fidelização do cliente com o cartório.
Após traçar os objetivos, estabeleça a estratégia a ser aplicada. Defina a linguagem que será utilizada para se comunicar com o público-alvo e qual é a imagem que deseja transmitir. Após isso comece a produzir conteúdo para fortalecer esse posicionamento.

3. Ações
– Construa um site com palavras-chave e técnicas de SEO para “aparecer” bem-posicionado em ferramentas de busca. Apresente os seus serviços e ofereça canais online de interação e consulta dos processos aos cidadãos.
– Crie um blog, com artigos interessantes e com uma linguagem acessível para os cidadãos.
– Crie conteúdos relevantes e valiosos para atrair e reter clientes, redija textos mostrando qual o problema que o seu cartório resolve para o cliente. Faça e-books, webinars e outros.
– Utilize as redes sociais para promover a marca e divulgar os serviços, criando autoridade para o cartório e fortalecimento com os clientes.
As redes sociais dos cartórios também podem possuir informações sobre Provimentos e Leis relacionados às atividades.
Mostre a rotina da Serventia com vídeos curtos, faça enquetes para esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços nos cartórios.
Faça posts apresentando a equipe, comemorações entre outros. Todas essas ações humaniza a atividade e atrai cada vez mais audiência para o perfil.
– Crie um calendário com as datas mais importantes para o cidadão e considere ações de engajamento com os colaboradores e os clientes.
– Utilize o email marketing para manter a comunicação com o cidadão, envie cartões de aniversário e newsletter.
Esses são apenas alguns exemplos de ações de marketing digital, mas muitos outras ações podem ser utilizadas, como anúncios pagos, impulsionamento nas redes sociais, transmissão de lives entre outros.

4. Endomarketing
Trabalhe o endomarketing, ressaltando a importância da interação e engajamento de toda a equipe no cartório. Leia mais sobre endomarketing em nosso artigo anterior. Clique aqui.

5. Acompanhamento
Meça resultados para identificar falhas e oportunidades. Acompanhe e interaja nos comentários e com o seu público nas redes sociais, site, canais de atendimento, blogs e etc.

Trabalhar com marketing digital nos cartórios é uma atividade contínua e não deve ser interrompida, apenas aprimorada. Afinal, existem muitas ferramentas e estratégias e saber quando e como usá-las pode se tornar um desafio, especialmente para quem nunca trabalhou com a área.
Mantenha a execução das ações para garantir resultados consistentes tanto nas vendas quanto no engajamento e fidelização do público. Vá identificando os pontos fortes e os pontos de melhorias, encontrando oportunidades para novas campanhas e conteúdos.
Entretanto, lembre-se que para conseguir colocar tudo isso em prática, toda a equipe deve estar envolvida, eles são essenciais como defensores da marca, fortalecimento e engajamento nas plataformas digitais.

Se o seu cartório ainda não tem site ou não oferece serviços online para os cidadãos, fale com a gente. Vamos te ajudar a entrar no universo digital.

Vamos começar? Saiba mais sobre os serviços online. Clique aqui.

 

Jornalista responsável: Claudia Moreira – DRT/PR - 7654

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