Com a chegada de um novo ano, planos são criados para atender as principais demandas, desejos e objetivos de pessoas e de organizações. E observar o que especialistas e profissionais de diversas áreas estão dizendo nos ajuda a entender o que pode acontecer ao nosso redor e antecipar ações para se manter não apenas atualizado, mas aproveitar as oportunidades.
Selecionamos então 3 grandes tendências para serem utilizadas em 2024 e como elas ajudarão a sua Serventia a manter-se conectada com o futuro e atender com mais qualidade os cidadãos clientes.
:: Primeira tendência: Tomar decisões baseadas em dados
A proliferação da análise de dados e da modelagem preditiva permite que os gestores de projetos em 2024 tomem decisões baseadas em dados. Aproveitando as informações oferecidas por dados, as equipes otimizam estratégias, antecipam potenciais problemas e podem assegurar o alinhamento do projeto com os objetivos organizacionais, aumentando assim a eficiência e a eficácia do projeto.
Segundo o Sebrae, decisões baseadas em dados, do inglês “data driven”, consistem em colher e filtrar informações, a partir de indicadores verificáveis, que são analisadas pelo gestor, para encontrar padrões, números e estatísticas que auxiliam nas decisões de modo a torná-las mais assertivas. Assim podemos fazer o que deve ser feito a partir de dados confiáveis e valorizar as decisões que serão tomadas, no lugar da prática de tomar decisões intuitivas ou baseadas apenas na observação.
E ferramentas de gestão como o ServTask trazem dados importantes que oferecem análise e interpretação através de relatórios fáceis de ler e de interpretar, através de dashboards que exibem estas informações em tempo real. Além de permitir rápidas tomadas de decisões, esta prática de gestão reflete na consistência e crescimento da empresa, o que permite a criação de novas oportunidades de receitas, prever tendências, otimizar esforços das equipes e pensar em insights para ações que podem ser executadas para tornar o atendimento na sua Serventia mais eficiente, por exemplo.
:: Segunda tendência: Habilidades humanas são essenciais para utilizar o máximo de benefícios da I.A.
Nos últimos dois anos, a expressão “soft skills” ocupou a discussão sobre competências que devemos possuir para o ambiente de trabalho e até mesmo na vida pessoal. De acordo com artigo publicado pela SAP Brasil, as empresas estão percebendo a necessidade imediata de desenvolver e nutrir as capacidades humanas como: resiliência, inteligência emocional, curiosidade, vontade de aprender habilidades novas e a capacidade de resolver problemas.
Entre os conceitos sobre as “soft skills” estão aquelas habilidades ligadas à interação e relação com as pessoas, além de aptidões como foco e produtividade. Também estão relacionadas às habilidades comportamentais sobre a maneira como uma pessoa lida com o outro e ao mesmo tempo, como lida com suas próprias emoções.
Quanto mais positivamente esta pessoa lida com essas situações ambientais e psicológicas, maiores são suas “soft skills” como a resiliência, comunicação assertiva, motivação, organização e gestão do tempo e flexibilidade.
As atuais ferramentas de Inteligência Artificial trouxeram grandes inovações sobre como lidamos com nossas tarefas e como aproveitar estrategicamente o enorme potencial de informações contextualizadas. Então as “soft skills” são o grande diferencial para saber como utilizar a I.A. e obter os melhores recursos para o desenvolvimento tanto da empresa quanto pessoal.
:: Terceira tendência: Antecipar-se aos ataques digitais unindo a Tecnologia da Informação e a gestão
De acordo com a ESET, empresa de segurança digital, o roubo de dados alimenta uma epidemia de fraudes em todo o mundo, pois existem brechas em sistemas comprometendo dados que deveriam estar protegidos. E 69% dos profissionais de T.I. afirmaram na pesquisa da ESET que suas empresas sofreram algum incidente de cibersegurança no último ano. A presença de ataques do tipo ransomware e trojans, que roubaram informações das empresas no primeiro semestre de 2023, invadiram mais de 2.200 vítimas no mundo.
Empresas de todos os segmentos devem priorizar a segurança da informação, inclusive os cartórios devem estar atentos e aplicar as práticas de segurança divulgadas constantemente para dificultar a invasão e roubo dos dados dos cidadãos. Já falamos em um artigo anterior nosso blog sobre a importância em manter uma rotina segura de backup e como proteger os seus dados. Confira aqui.
Com este panorama, torna-se evidente que as equipes de T.I. e de Gestão devem atuar juntas para reduzir estas ameaças, unindo esforços tanto para proteger o patrimônio digital das Serventias como praticar uma cultura LGPD segura e eficiente. A segurança da informação é essencial para todas as organizações, por ser o conjunto de ferramentas e estratégias digitais que garantam o pleno funcionamento dos negócios e cuida da segurança dos dados de uma empresa tanto no mundo físico quanto virtual.
Num ambiente do Cartório, é muito importante que colaboração e a cooperação entre os membros de uma equipe atuem para o sucesso do atendimento e a gestão dos objetivos organizacionais. A sinergia entre as equipes de T.I. e de Gestão, nesse contexto, desempenha um papel fundamental, permitindo que o todo seja maior do que a soma das partes e potencializar a relação com o trabalho em equipe.
Acompanhando o mercado e aplicando estas três tendências, dentro do que é aplicável no cartório, é possível conduzi-lo a um atendimento mais assertivo com uma gestão de qualidade levando a Serventia ao sucesso.
Para aplicar uma das tendências citadas e ter no seu cartório um painel de acompanhamento em tempo real, que tal utilizar o ServTask?
Agende uma demonstração com nossa equipe e já comece 2024 utilizando.
Jornalista responsável: Clécio de Sousa – DRT/PR – 44883